Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“El Classico” é esta noite: Barcelona vs Real Madrid

Barcelona e Real Madrid jogam esta noite um clássico do futebol espanhol que é também o jogo entre as duas melhores equipas da actualidade. É o futebol no seu máximo interpretado por alguns dos melhores intérpretes da actualidade. Para o jogo que começa as 22 horas (horário de Maputo) no Camp Nou estão convocados 13 dos mais recentes campeões mundiais, o Barcelona com Valdés, Puyol, Piqué, Xavi, Busquets, Iniesta, Pedro e Villa, o Real Madrid com Casillas, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Albiol e Arbeloa, embora seja quase certo que só os primeiros 11 actuarão.

Mas há mais nomes grandes do actual futebol, como Pepe ou Ricardo Carvalho, Higuaín ou Di María, Khedira ou Ozil, Daniel Alves ou Abidal, sem esquecermos os grandes, enormes, maiores do que todos os outros: Messi e Ronaldo.

Barcelona sem dúvidas… Já se adivinhava, uma vez que apenas tem de baixa Gabriel Milito, que as apostas de Guardiola fossem estas. No entanto, porque tem muita gente para escolher, a questão do lateral-esquerdo está sempre na ordem do dia, pois o técnico catalão tem três jogadores para aquela posição: Abidal, Maxwell e Adriano. Tudo indica que o francês será o preferido e, aparentemente, porque é dos três o que melhor defende, para se entender com Di María.

Outra dúvida que se colocava era no meio-campo, pois podia perfeitamente ver-se integrado Mascherano ou mesmo Keita, tendo em conta que o argentino ex-Benfica carece de muita atenção. Afinal, será Iniesta quem estará no miolo juntamente com Xavi e Busquets, prevendo-se que um deles tenha de estar mais atento ao criativo, uma vez que Guardiola quer privilegiar as saídas rápidas para o ataque através do pequenino da Catalunha.

… Real Madrid também Khedira e Higuaín, apesar deste ter uma capacidade de aproveitamento muito baixa para as ocasiões com que se depara, têm sido desde o início de época escolhas efectivas de José Mourinho. Não jogaram em Amesterdão, frente ao Ajax, na Champions, estiveram a curar mazelas durante quase toda a semana, mas chegada à hora do jogo encontram-se em condições de jogar no máximo do potencial.

Nessa medida o treinador português não tem motivos para fazer alterações e vai apostar na equipa que lhe tem dado totais garantias e até este jogo a liderança da I Liga. A imprensa catalã ainda ontem especulava com a possibilidade de Arbeloa jogar a defesa-esquerdo e Marcelo avançar para o meio-campo para a posição de Ozil, mas face à recuperação dos jogadores citados é garantido que o Real Madrid jogará no máximo. E como com o Barcelona se passa o mesmo estão reunidas as condições para que o grande jogo comece.

Alguns dos duelos decisivos do “El Clásico”

Josep Guardiola – José Mourinho

“Pep” nunca perdeu um “Clásico” como treinador dos “azulgrana” e ganhou os quatro jogos com os principais rivais desde que assumiu o comando da equipa da Catalunha, em 2008. No entanto, o antigo médio sabe que tem a invencibilidade em risco no embate com uma formação que já não chegava imbatível a esta fase da época desde 1988/89.

Mourinho vai tentar somar o primeiro triunfo num estádio em que já trabalhou como adjunto, pois não conseguiu melhor do que dois empates no comando do Chelsea FC e sofreu duas derrotas ao serviço do FC Internazionale Milano.

 

Lionel Messi – Cristiano Ronaldo

“É um disparate comparar-me com Messi. Este é um jogo entre as duas melhores equipas da Espanha”, declarou Ronaldo na antevisão do desafio em que o Real Madrid tenta o 19º triunfo no campeonato em casa do rival. A implacável imprensa espanhola qualifica o embate entre os dois últimos vencedores do prémio Jogador do Ano da FIFA como a “Batalha pelo Pichichi [melhor goleador da Liga]”.

A estrela portuguesa lidera neste particular com 14 golos, mais um do que o astro argentino, embora Messi possa orgulha-se dos sete tentos marcados em oito jogos contra os “merengues”. Samuel Eto’o é o único jogador que conseguiu marcar mais golos a Iker Casillas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!