As taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e bancos comerciais reduziram de diferencial para 0,30%, na primeira quinzena de Julho de 2013, situação que permitiu que o Metical registasse a sua apreciação em todos os segmentos do mercado cambial moçambicano.
No mesmo sentido de redução evoluiu o diferencial entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e os bancos comerciais que passou para 2,98%, após 3,32% na quinzena anterior, segundo o Banco de Moçambique (BM).
Em relação ao Rand, o Metical inverteu o cenário da quinzena anterior, depreciando-se em 1,01%, após uma apreciação de 1,65% no final de Junho de 2013, mantendo a tendência de apreciação em termos de variação acumulada e anual.
Relativamente ao Euro, a divisa moçambicana registou uma apreciação de 0,28% face a 1,86%, na quinzena an- terior, mantendo-se no terreno da depreciação em termos acumulados e anuais.
Inflação
Quanto à inflação, o banco central moçambicano indica que o nível geral de preços registou nos primeiros quinze dias de Julho corrente uma tendência descendente, segundo resultados do trabalho de acompanhamento semanal efectuado, realçando que os preços de bens e serviços apresentaram sinais de baixa na cidade de Maputo.