Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bancos comerciais baixam taxas de juro em 11 pontos-base

A taxa de juro média de empréstimos praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público foi de 21,38%, com o prazo de um ano de maturidade, em Dezembro de 2012, o correspondente a um decréscimo de 11 pontos-base em relação à praticada em Novembro do mesmo ano.

Para a mesma maturidade, a taxa de juro média dos depósitos reduziu no mês em análise também em 11 pontos-base para 10,53%, de acordo com o Banco de Moçambique (BM), realçando que, em Janeiro de 2013, a prime rate média do sistema bancário situou-se em 15,42%, o correspondente a uma queda de cinco pontos-base relativamente à média do mês anterior.

Esta tendência vem mantendo-se ao longo dos primeiros dias de Fevereiro, período em que a taxa média prime rate voltou a cair sete pontos-base, para 15,35%.

Saldos

O banco central moçambicano indica, por outro lado, que em Dezembro de 2012 o saldo do crédito do sistema bancário ao sector privado da economia aumentou em 1372 milhões de meticais, para 116.243 milhões de meticais, o que representa, em termos anuais, uma expansão em 17.991 milhões de meticais correspondentes a um incremento de 18,3%.

No sector externo, o saldo das reservas internacionais líquidas reduziu no mês em 187,7 milhões de dólares, para USD 2417,6 milhões, devido às vendas líquidas de 131,6 milhões de dólares.

No sector monetário, o saldo da base monetária que é variável operacional da política monetária contraiu em 2621 milhões de meticais nos primeiros dias do mês de Janeiro de 2013, fixando-se em 38.465 milhões de meticais no final do mês.

Este comportamento é tido pelo BM como sazonal neste período do ano e traduz o retorno de 3321 milhões de meticais em notas e moedas em circulação ao Banco de Moçambique, situação amortecida pelo acréscimo de 700 milhões de meticais em reservas bancárias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!