Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bancos comerciais adoptam novo preçário

Os bancos comerciais moçambicanos vão praticar novos preços nas operações de levantamento e consulta de saldo nas ATM’s a partir do próximo dia 9 de Novembro. Segundo um anúncio publicado pela Associação Moçambicana de Bancos (AMB), os bancos comerciais vão praticar a comissão de cinco meticais nos levantamentos em ATM’s pelos seus clientes, exceptuando o Barclays Bank que passará a cobrir seis meticais.

Este novo preçário representa um aumento na ordem de 20 por cento. Enquanto isso, nas consultas e levantamentos em ATM’s de bancos que não sejam o do cliente, desde que o cartão seja emitido por uma instituição bancária que opera em Moçambique, a banca passará a cobrar sete e doze meticais, respectivamente, o que representa uma redução em cerca de 80 por cento. No que refere a operações de pagamento em POS, os mesmos continuarão a ser gratuitos, excepto quando se trate de pagamento em gasolineiras.

De referir que o levantamento de dinheiro é uma das maiores operações realizadas pelos moçambicanos nas ATM’s. Estes novos preçários serão praticados pelos bancos associados a AMB, nomeadamente African Banking Corporation (Moçambique) SA, African Leasing Company (Moçambique) SA, Barclays Bank SA, Banco Comercial e de Investimentos SA, Banco Internacional de Comercio SA, Millennium Bim, Banco Mercantil e de Investimentos SA, Banco Terra SA, First National Bank SA, Mauritius Commercial Bank SA, Standard Bank e Sociedade de Promoção de Pequenos Investimentos SA.

A AMB refere que este preçário surge em harmonia com o aviso 5/GBM/2009 DE 01 DE Junho de 2009, em vigor desde o passado mês de Setembro, o qual refere que os bancos clientes podem procurar serviços bancários mais acessíveis, exigindo para isso a harmonização da nomenclatura dos serviços. Ainda segundo as instruções do Banco Central, é proibida a cobrança de comissões e outros encargos no fornecimento de extracto de conta por mês, levantamento de numerário em moeda nacional no balcão, realização de consultas de saldo e movimentos de conta uma vez ao dia na ATM, balcão ou através de outros meios electrónicos.

A consulta de movimentos está livre de qualquer cobrança apenas em caso de ser apresentada em ecrã.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts