Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique obrigado a intervir no Mercado Interbancário

O Banco de Moçambique (BM) acaba de decidir pela sua intervenção nos mercados interbancários de modo a assegurar que o saldo da Base Monetária não venha a exceder os 31.750 milhões de meticais até finais de Julho de 2011.

A medida foi tomada face ao alinhamento dos resultados financeiros do primeiro semestre de 2011 e aos objectivos macroeconómicos estabelecidos para o mesmo período, bem como do recente ajustamento dos preços dos combustíveis líquidos no mercado nacional pelo Governo.

No rol dos referidos resultados financeiros do último semestre, o banco central moçambicano faz mensão ao facto de, no sector monetário, em Maio último, o saldo do crédito à economia ter sido de 93.472 milhões de meticais, traduzindo uma expansão anual de 17%, após 17,7% no mês anterior, e 53,0%, em igual período de 2010.

O agregado mais amplo da moeda nacional, denominado tecnicamente por M3, registou um saldo de 129.385 milhões de meticais, correspondente a uma contracção mensal de 1613 milhões de meticais, devido ao incremento da componente denominada em moeda nacional, no montante global de 1989,6 milhões de meticais, amortecida pelo decréscimo do crédito em moeda estrangeira em 1143,8 milhões de meticais.

Refira-se que a expansão moderada dos agregados monetários e de crédito, no período em análise, reflecte também a apreciação da divisa moçambicana, o Metical, face ao USD e Rand.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!