Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique mantém taxas de juro no Mercado Monetário Interbancário

O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique, reunida, última Quarta-feira, decidiu manter inalteradas as taxas de juro de intervenção no mercado monetário interbancário (MMI) para garantir a consecução dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para Dezembro de 2011.

Segundo um comunicado do Banco Central divulgado, Quarta-feira, em Maputo, o Comité decidiu, igualmente, intervir nos mercados interbancários, de modo a assegurar que a Base Monetária não ultrapasse os 33 mil milhões de Meticais, no final deste mês.

O Comité de Política Monetária constatou que os principais indicadores da economia moçambicana evoluem positivamente de acordo com o programado para o presente ano, com destaque para as componentes do sector externo e as projecções de infracção de curto e médio prazos, embora persistam riscos a tomar em conta.

Assim, o Comité de Política Monetária considera fundamental, neste período do ano, reforçar a coordenação de políticas tendo em vista a consolidação da estabilidade macroeconómica.

Ainda, este órgão recomenda ao sector privado e aos agentes económicos em geral, a assegurar atempadamente o aprovisionamento do mercado em produtos básicos, geralmente procurados nesta parte final do ano, no quadro da estabilidade cambial do país.

O comunicado do Banco de Moçambique indica ainda que, no final de Setembro, o saldo das reservas internacionais líquidas era de 2. 132,8 milhões de dólares e que a apreciação do metical em relação ao dólar norte-americano abrandou no mercado monetário interbancário, tendo, a taxa de câmbio, se fixado em 27,11 meticais, contra 27,15 meticais em Agosto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!