O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique, reunida, última Quarta-feira, decidiu manter inalteradas as taxas de juro de intervenção no mercado monetário interbancário (MMI) para garantir a consecução dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para Dezembro de 2011.
Segundo um comunicado do Banco Central divulgado, Quarta-feira, em Maputo, o Comité decidiu, igualmente, intervir nos mercados interbancários, de modo a assegurar que a Base Monetária não ultrapasse os 33 mil milhões de Meticais, no final deste mês.
O Comité de Política Monetária constatou que os principais indicadores da economia moçambicana evoluem positivamente de acordo com o programado para o presente ano, com destaque para as componentes do sector externo e as projecções de infracção de curto e médio prazos, embora persistam riscos a tomar em conta.
Assim, o Comité de Política Monetária considera fundamental, neste período do ano, reforçar a coordenação de políticas tendo em vista a consolidação da estabilidade macroeconómica.
Ainda, este órgão recomenda ao sector privado e aos agentes económicos em geral, a assegurar atempadamente o aprovisionamento do mercado em produtos básicos, geralmente procurados nesta parte final do ano, no quadro da estabilidade cambial do país.
O comunicado do Banco de Moçambique indica ainda que, no final de Setembro, o saldo das reservas internacionais líquidas era de 2. 132,8 milhões de dólares e que a apreciação do metical em relação ao dólar norte-americano abrandou no mercado monetário interbancário, tendo, a taxa de câmbio, se fixado em 27,11 meticais, contra 27,15 meticais em Agosto.