Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique esclarece que não decretou a conversão das contas em dólares norte-americanos para meticais

“Não existe qualquer medida determinada pelo BM visando a conversão automática das contas em dólares (norte-americanos) junto das instituições bancárias nacionais para moeda nacional(metical)”, esclarece em comunicado o Banco de Moçambique.

Esta informação do Banco Central surge da “necessidade de repor a verdade em relação a alguns rumores postos a circular sobre uma alegada medida que obriga à conversão automática das contas em dólares junto das instituições bancárias nacionais para moeda nacional” refere um comunicado do Banco de Moçambique (BM) recebido nesta segunda-feira(07).

“O Comunicado do BM de 24 de Novembro do ano corrente, sobre a conversão e a transferência de receitas de exportação e de capitais importados, a que certos rumores faziam menção, tem por objectivo definir procedimentos tendentes a eliminar posturas incorrectas caracterizadas por arbitragem de taxas de câmbio com fins especulativos por parte de certos detentores de contas em moeda estrangeira junto dos bancos comerciais no processo de venda de divisas” acrescenta o comunicado que estamos a citar que não se refere sobre uma eventual proibição do pagamento de salários em moeda estrangeira, como chegou a ser noticiado.

Segundo o Banco de Moçambique “os mercados continuam a funcionar normalmente” e “as autoridades estão a empreender todos os esforços visando assegurar a estabilidade macroeconómica”, conclui o comunicado de imprensa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!