Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique analisa bancarização rural

Papel das infra-estruturas na promoção do desenvolvimento económico e na implantação do Sector e Serviços será o tema principal do debate a ser feito próxima sexta-feira, 29 de Janeiro, pelos participantes do 34º Conselho Consultivo do Banco de Moçambique (BM), a decorrer desde esta manhã, em Maputo. 

O debate do tema visa recolher contribuições dos diferentes intervenientes sobre a matéria, de acordo com uma nota do BM na posse do Correio da manhã, salientando que a sua apresentação e debate estarão abertas ao público interessado.

 A nota indica que a cobertura territorial pela rede de serviços e produtos financeiros tem constituído uma das principais preocupações das autoridades moçambicanas e da sociedade, em geral, dada a importância da actividade de intermediação financeira no processo de crescimento e desenvolvimento económico do país.

Foi no intuito do aumento da cobertura territorial que o BM lançou, em 2007, o desafio de bancarização da economia, com ênfase na expansão dos serviços às zonas rurais, estando já a registar “uma resposta positiva por parte das instituições financeiras, ampliando a sua área de acção através da cobertura de novas agências, algumas das quais em distritos que ainda não eram cobertos pela rede bancária”.

Contudo, o banco central moçambicano afirma considerar haver ainda espaço para melhorias e introdução de inovações, enfatizando que “a expansão do sector e serviços financeiros, com o nível de qualidade que advogamos, pressupõe o desenvolvimento de infra-estruturas, nomeadamente a rede de transportes, comunicações e energia”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts