O Banco da Inglaterra (BoE, central) manteve nesta quinta-feira sua taxa básica inalterada, a 0,5%, e indicou ter comprado 26 bilhões de libras de ativos desde sua reunião de março, de um total de 75 bilhões que fazem parte de seu programa inicial de flexibilização quantitativa.
“O comitê de política monetária votou a continuação do programa, anunciado em 5 de março, de compra de ativos por um valor total de 75 bilhões de libras, financiado pela emissão de reservas do banco central”, disse o BoE em um comunicado.
Em sua última reunião, o BoE iniciou uma política conhecida como “flexibilização quantitativa” que consiste em criar moeda através da compra de obrigações do Estado ou de empresas de organismos financeiros. Foi dado um prazo de três meses para comprar 75 bilhões de libras (83 bilhões de euros) de ativos.
A decisão de manter inalterada a taxa de juros não foi uma surpresa. Os membros do comitê já haviam indicado claramente que não desejava mais reduzi-la porque ela já estava em um nível historicamente baixo.
Os 14 analistas consultados pelo Dow Jones Newswires antecipavam um statu quo. Esta decisão marca uma pausa após uma série de cortes consecutivos dos juros desde outubro passado, quando a taxa básica do BoE estava em 5%.