Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco central assegura que “temos notas e moedas suficientes em todo o território nacional” e aumenta limite de dólares para viagens

Banco central assegura que “temos notas e moedas suficientes em todo o território nacional” e aumenta limite de dólares para viagens

Na sequência do apagão da maior rede de cartões bancários em Moçambique o banco central assegura que tem “notas e moedas suficientes em todo o território nacional, distribuídas m todas nossas filiais, que podem nos cobrir tranquilamente por vários anos” e decidiu aumentar de 5 para 10 mil dólares os limites de compra, venda e levantamentos para a viagens ao exterior.

Rogério Zandamela que estava a terminar uma visita presidencial a Noruega quando aconteceu o apagão da SIMO rede disse aos deputados da Assembleia da República todas as filiais do banco central foram dotadas de “notas e moedas suficientes para lidar com pedidos muito além da normalidade, porque à falta de pagamentos electrónicos o que prevalece é o cash”.

“Alegra-me informar que temos notas e moedas suficientes em todo o território nacional, distribuídas m todas nossas filiais, que podem nos cobrir tranquilamente por vários anos , possa dar essa tranquilidade. Ainda mais posso dizer que foram já produzidas pelo fabricante, não é para produzir, só que não estão aqui porque não temos capacidade de stockagem dessas notas que a qualquer momento podemos trazer”, acrescentou o Governador que revelou que no sábado nenhum banco comercial que bateu a porta do Banco de Moçambique (BM) por escassez de dinheiro.

Zandamela anunciou que para minimizar o drama do quem viaja para o exterior aumentou na segunda-feira (19) o limite de venda, levantamento, entrada e saída de moeda estrangeira de 5 mil para 10 mil dólares.

“Não se podia fazer mais porque aí entraríamos em conflito com outras legislações em outros países, que ninguém usa mais de 10 mil doláres, acabariam os nossos clientes presos com valores mais do que isso não declarados”, explicou o Governador do BM.

Entretanto o @Verdade apurou os detentores de cartões de crédito da VISA do Banco Comercial e de Investimentos, do Standard bank e do Moza Banca já os podem utilizar no exterior, no no território nacional onde existam terminais da rede internacional, dentro dos parâmetros definidos entre o cliente e a sua instituição financeira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!