Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Governo aloca USD 27 milhões para comunidades rurais em Cabo Delgado

O Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE) está a investir cerca de USD 27 milhões em acções de bancarização rural em Moçambique para os próximos cinco anos.

Uma parte do valor está a financiar pequenos projectos de agricultura e pesca desenvolvidos pelas comunidades rurais da província de Cabo Delgado que representa cerca de 25% da carteira financeira do FARE, segundo apurou-se de fonte documental da instituição.

De 2005 até 2013, aquela instituição subordinada ao Ministério de Planificação e Desenvolvimento (MPD) já aprovou um total de 94 projectos de microfinanças, dos quais 57 estão no activo e dois foram cancelados por razões não especificadas.

Refira-se que a iniciativa de apoio às finanças rurais conta igualmente com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA) que já desembolsaram até ao momento cerca de USD 34,2 milhões.

Basicamente, a iniciativa visa promover a expansão dos serviços bancários, promoção de investimento nas zonas rurais, comercialização de produtos agrícolas e agro-processamento, realça o Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia.

No global, o volume de investimento aplicado pelo Governo moçambicano para a expansão dos serviços financeiros e bancários nas zonas rurais já atingiu perto de USD 61,2 milhões desde 2005.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!