Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Baixou o aproveitamento pedagógico na Escola Industrial 3 de Fevereiro de Nampula

A Escola Industrial 3 de Fevereiro de Nampula, Norte de Moçambique, registou, durante o ano lectivo de 2012, um aproveitamento pedagógico de 64 por cento. Estavam inscritos 885 estudantes que frequentaram os cursos de contabilidade, electricidade, serralharia mecânica e mecânica auto.

Apenas transitaram de classe 454 e o rendimento reduziu, comparativamente ao ano lectivo anterior, 2011, que foi de 66 por cento.

Para justificar a baixa, o director-adjunto pedagógico do nível básico, Carlos Mucubate disse, ao @Verdade, que o arrendamento das salas de aulas da Escola de Namutequeliua, Academia Militar e algumas localizadas no Lar dos Professores da mesma escola, no bairro de Muahivire, para dar lugar as obras de reabilitação daquele estabelecimento de ensino técnico profissional, teria sido, em grande medida, uma das causas.

Em face disso os alunos e os respectivos professores eram obrigados a percorrer longas distâncias em relação ao habitual local para chegarem até as salas de aulas provisórias.

“Para além da distância a que estavam sujeitos os estudantes e os professores, algumas salas de aulas arrendadas noutras escolas estavam sem carteiras, facto que, na altura, obrigou a direcção da escola a empreender esforços com vista a disponibilizá-las”, disse Mucubate e referiu que isso teve como se reflexo o abrandamento do ritmo normal das aulas, nalgumas veze não houve produção durante todo o dia.

Para o presente ano lectivo, cujo ensino básico contará com um total de 650 alunos, a comunidade escolar regressou para funcionar em infra-estruturas próprias.

O nosso interlocutor acredita que com este feito que consistiu na melhoria das condições das salas de aulas poderá haver incremento no aproveitamento pedagógico.

No que diz respeito ao aproveitamento pedagógico do ensino médio, o Instituto Industrial 3 de Fevereiro ainda não dispõe de dados alegadamente porque decorre a fixação das pautas dos exames finais da segunda época referente ao ano lectivo do ano 2012.

A nossa reportagem soube que isso acontece numa altura em que estão marcados para o dia 8 do mês em curso os exames de admissão para os candidatos dos cursos do nível médio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!