Os postes, na sua maioria de bambus e estacas, que transportam a energia eléctrica fornecida aos residentes do bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, encontram-se num estado precário e constituem um autêntico perigo para os residentes.
Os moradores daquele bairro queixam-se também da fraca qualidade da corrente eléctrica e de oscilações constantes. Os postes, que clamam por uma reposição urgente, causaram mortes por electrocutação, incêndios de residências, dentre outros incidentes.
A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) reconhece o problema e aponta que são necessários 150 mil dólares norte-americanos para reabilitar a rede em causa. Enquanto isso não acontece, a humidade causada pela chuva está acelerar a decomposição dos bambus e das estacas que suportam os fios condutores da corrente eléctrica.
Entretanto, o @Verdade soube que a EDM continua a receber pedidos de novas ligações dos moradores das áreas abrangidas pela precariedade da área em alusão.