Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bacias da região sul de Moçambique mantêm níveis de alerta

Bacias da região sul de Moçambique mantêm níveis de alerta

Nas próximas 48 horas, a Direcção Nacional de Águas (DNA) prevê um aumento do volume de escoamento nas bacias hidrográficas dos rios Maputo, Umbelúzi, Incomáti e Limpopo, no sul de Moçambique, onde se mantêm os níveis de alerta e a proibição de atravessar os rios devido à forte corrente de água.

Segundo um comunicado de imprensa daquela instituição, as barragens do sul do país poderão igualmente registar um ligeiro incremento de água face à previsão de chuvas. Relativamente à região centro, as bacias do Zambeze, em Caia, e Púnguè, em Mafambisse, poderão manter níveis acima do alerta.

Na região norte, as bacias do Messalo, em Nairoto, e Miangaleua e Rovuma (rio Lugenda em Congerenje) poderão registar níveis oscilatórios e acima do alerta, sendo que a tendência será de baixar. As restantes bacias hidrográficas do país poderão registar oscilações de níveis com tendência de baixar.

Face a este cenário, a DNA recomenda à população ribeirinha e a sociedade em geral para observância de medidas de precaução e evitar a travessia dos rios, devido à forte corrente de água, sobretudo, nos rios Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Limpopo, Púnguè, Lugenda e Messalo.

Nas últimas 24 horas, a rede nacional de observação hidro-climatológica registou precipitação fraca. Nas bacias partilhadas com os países vizinhos à montante, nomeadamente África do Sul e Botswana, registou-se precipitação fraca a moderada.

Na região sul do país, as bacias hidrográficas dos rios Maputo, em Madubula, Incomáti, em Magude, Limpopo, em Combomune, e Chókwè mantêm uma tendência de subida de níveis hidrométricos, situando-se acima do nível de alerta.

Na região centro, as bacias do Zambeze, em Caia, e Púnguè, em Mafambisse, apresentam níveis oscilatórios com uma tendência estacionária. Na região norte, as bacias do Messalo, em Nairoto, e Miangaleua, Rovuma (rio Lugenda em Congerenje) mantêm níveis acima do alerta sendo que, a tendência é de subir nas estações de Congerenje e Miangaleua, e de baixar em Nairoto.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!