Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumenta iminência de cheias nos rios Zambéze e Limpopo

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) prevê aumentar as suas descargas no rio Zambéze apartir deste sábado, devido a persistência de chuvas em toda a bacia e a abertura dos descarregadores da Barragem de Kariba. Devido a este aumento das descargas de Cahora Bassa os níveis no baixo Zambeze, que durante a semana finda tendiam à estabilização apesar de estarem acima do alerta, em Caia e Marromeu, voltaram a subir.

 

 

As autoridades gestoras de calamidades estão a monitorar a situação, especialmente devido ao facto de o mês de Fevereiro ser o mais crítico no que se refere à bacia do Zambeze.

Entretanto a bacia hidrográfica do Limpopo, na região de Chókwè, continua acima de alerta e com tendência de estabilizar.

Na estação de Xai-Xai os níveis hidrométricos poderão continuar a subir devido à passagem da onda proveniente da montante.

Segundo o último informe das autoridades gestoras de calamidades, para além do Limpopo e Zambeze, encontram-se em situação de alerta as bacias do Incomáti, em Magude, Maputo, em Madubula e Púngoè, em Inhazónia.

O Centro de Operações de Emergência (COE), em coordenação com as autoridades administrativas, já activou o alerta laranja ao mesmo tempo que está a difundir mensagens mobilizando as populações para abandonarem as zonas de risco. Foram já posicionados três barcos a motor além de outros equipamentos para as operações de busca e salvamento. Foram identificadas mais de 2218 pessoas vivendo em nove bairros da vila-sede do distrito, com destaque para os de Matique, Muchacha e Mambone-sede, que deverão ser evacuadas para o centro de reassentamento de Mahave, único local seguro em Govuro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!