Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bachelet retorna à Presidência do Chile com vitória uma arrasadora

A socialista Michelle Bachelet será presidente do Chile pela segunda vez, depois de ter conquistado uma vitória arrasadora nas eleições de domingo, que mostrou o apoio popular à agenda de reformas para reduzir as diferenças entre ricos e pobres.

Bachelet, de 62 anos, venceu a segunda volta com 62,16 por cento dos votos, o maior percentual obtido por qualquer candidato desde a volta da democracia, em 1990. A vitória de Bachelet foi tamanha que a adversária Evelyn Matthei, do partido da situação, reconheceu a derrota quando o apuramento dos votos não estava nem na metade.

Matthei recebeu 37,83 por cento dos votos, numas eleições marcadas pelo alto índice de abstenção, informou o Serviço Eleitoral. Esse foi o pior resultado da direita numa eleição em duas décadas.

“Este Chile decidiu que é hora de iniciar transformações profundas, com responsabilidade e com energia”, disse Bachelet num evento com apoiantes. “Hoje iniciamos uma nova etapa… devemos estabelecer um desafio muito mais alto.”

Os eleitores de Bachelet, que governou o Chile pela primeira vez entre 2006 e 2010, comemoram a vitória com bandeiras e buzinaço pelas principais ruas do centro da capital, Santiago.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!