Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

‘Avatar’ e ‘Guerra ao terror’ os favoritos para o Oscar 2010

A batalha pelo Oscar 2010 foi lançada entre os filmes “Avatar” e “Guerra ao terror”, que esta terça-feira,, receberam indicações para nove estatuetas cada um. As duas longas-metragens concorrem nas categorias mais importantes de melhor filme e melhor diretor: Kathryn Bigelow por “Guerra ao terror” e seu ex-marido James Cameron por “Avatar”.

Eles também estão na luta pelas premiações de fotografia, música, montagem e som. Pelo troféu de melhor filme, o monumental épico de fantasia em 3D de James Cameron e os desativadores de minas americanos de Kathryn Bigelow enfrentarão “Um sonho possível”, “Amor sem escalas”, “Bastardos Inglórios”, “Preciosa”, “Educação”, “Distrito 9”, “Um homem sério” e “Up – Altas aventuras”, última obra-prima animada da Pixar.

Esta é a segunda vez em toda a história do Oscar que um filme de animação concorre à maior premiação do cinema mundial, depois de “A Bela e a Fera” dos estúdios Disney (1992). A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas também indicou “Up – Altas aventuras” na categoria de melhor filme de animação, contra “Coraline”, “O fantástico Sr. Raposo”, “A princesa e o sapo”, e “The Secret of Kells”. “Bastardos Inglórios”, de Quentin Tarantino, que conta a história de soldados americanos que saem à caça de nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, “Preciosa”, de Lee Daniels, queridinho da crítica americana revelado no Festival de Sundance do ano passado, e “Amor sem escalas”, de Jason Reitman e com George Clooney, são os outros pesos pesados anunciados.

Todos os três foram indicados para o troféu de melhor filme e de melhor diretor. Entre as atrizes, Meryl Streep continua a bater recordes, chegando a sua sexta indicação, por “Julie e Julia”. Se ela quiser levar o seu terceiro Oscar, terá que derrotar Sandra Bullock, bem cotada com “Um sonho possível”, Helen Mirren, por “The Last Station”, Carey Mulligan, por “Educação”, e Gabourey Sidibe, por “Preciosa”.

Os atores confirmaram as previsões que circulavam nos últimos dias em Hollywood, com as indicações de Jeff Bridges, por “Crazy Heart”, George Clooney, por “Amor sem escalas”, Colin Firth, por “A Single Man”, Morgan Freeman, por “Invictus”, e Jeremy Renner, por “Guerra ao terror”.

Entre os atores coadjuvantes, Matt Damon é o favorito por sua atuação em “Invictius”, de Clint Eastwood — grande ausente da lista de diretores –, e Penelope Cruz, que já venceu como atriz coadjuvante por “Vicky Cristina Barcelona” no ano passado, está de volta em 2010 com a comédia musical “Nine”. Eles estão na disputa com Mo’Nique (“Preciosa”), Vera Farmiga (“Amor sem escalas”), Christoph Waltz (“Bastardos Inglórios”) e Christopher Plummer (“The Last Station”).

Na categoria de melhor filme em língua estrangeira estão na disputa “Un Prophète”, do francês Jacques Audiard, “Fita branca”, de Michael Haneke (Alemanha) — vencedor do Globo de Ouro –, “El secreto de sus ojos”, de Juan José Campanella (Argentina), “Ajami”, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel), e “La teta asustada”, de Claudia Llosa (Pérou).

As indicações foram anunciadas na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Beverly Hills (Califórnia), por seu presidente e pela atriz Anne Hathaway. A Academia, que organiza o Oscar desde 1929, distribui suas preciosas estatuetas em 24 categorias.

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 7 de março no teatro Kodak, uma sala de espetáculos com 3.400 lugares no coração de Hollywood, bairro histórico do cinema de Los Angeles.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!