A empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM) registou um corte da sua Fibra optica, uma avaria considerada grave e que está a provocar sérias restrições nas comunicações da rede fixa e móvel no Norte do país.
Segundo um comunicado desta empresa pública, esta avaria, registada na madrugada da Segunda-feira passada numa zona entre Vilanculo (província sulista de Inhambane) e Beira (Centro do país), está a afectar os serviços de transmissão de voz, Internet e outro tipo de dados.
“A interrupção das comunicações deveu-se a danos sofridos pelo cabo de fibra óptica que se situa numa zona a cerca de 110 quilómetros a Norte de Vilanculo, na costa marítima onde este se encontra colocado no mar cuja profundidade varia entre 30 e 35 metros”, refere o comunicado. A reparação desta avaria poderá durar cerca de um mês.
A empresa diz que terá de recorrer ao estrangeiro para trazer um barco especializado destinado a realizar esse trabalho. Enquanto isso, a TDM decidiu utilizar todas as suas rotas alternativas de modo a garantir a mínima comunicação aos seus clientes. As consequências desta avaria não tardaram a se fazer sentir. Na mesma Segunda-feira, alguns serviços básicos ficaram comprometidos devido a esta avaria na cidade da Beira, segundo escreve o “Diário de Moçambique”, na sua edição desta Terça-feira.
Dentre os vários problemas, os cidadãos da Beira ficaram privados de ver televisão, ouvir rádio, comunicar-se através de telefone e até de efectuar algum tipo de transacções bancárias. Isso calhou num dia em que alguns funcionários públicos deviam receber os seus ordenados.