A Síria cancelou um acordo para vender 200 mil toneladas de trigo da sua cifra doméstica de 2013 para operadores privados do Iraque devido ao conflito armado que se estende pelos dois países e que paralisou o transporte do cereal, disse, esta terça-feira (9), uma fonte da agência estatal de cereais da Síria.
O acordo foi fechado num leilão em Junho, dias antes de o Estado Islâmico ter capturado grandes áreas do Iraque numa ofensiva relâmpago. O trigo ainda está a ser mantido em silos na cidade de Hassaka, a cerca de 50 km da fronteira com uma região do Iraque invadida pelo Estado Islâmico em Junho.
“A situação de segurança e o controle do Estado Islâmico sobre a área tornaram impossível que o negócio fosse realizado e nós tivemos que cancelá-lo”, disse a fonte do governo sírio. Apesar do cancelamento do negócio, há relatos de trigo da Síria a ser contrabandeado por combatentes do Estado Islâmico para o Iraque.
O presidente da associação de cooperativas agrícolas do Iraque, Hassan Nusayif al-Tamimi, disse no mês passado que o trigo da Síria estava a ser levado para o Iraque por homens do Estado Islâmico para vender ao governo iraquiano a preços mais elevados.