As autoridades holandesas disseram, domingo (17), terem encontrado uma variedade altamente contagiosa da gripe aviária numa quinta no centro da Holanda e afirmaram que 150 mil frangos foram abatidos.
A variedade, H5N8, nunca foi detectada em humanos, mas um surto na Coreia do Sul resultou no abate de milhões de aves para conter a disseminação da doença.
Casos também foram relatados na China e no Japão, embora o primeiro caso relatado na Europa tenha acontecido numa fazenda alemã no início de Novembro. A Holanda impôs uma proibição de 72 horas no transporte de produtos de aves, ovos, esterco e palha usada para e a partir de fazendas avícolas no país, o qual é o maior exportador de ovos do mundo.
A Comissão Europeia disse esperar adoptar medidas urgentes esta segunda-feira para conter o surto, incluindo uma proibição na venda de produtos avícolas de áreas afectadas da União Europeia e doutros países.
As fazendas holandesas de aves vendem mais de 6 bilhões de ovos internacionalmente todos os anos, embora não se saiba quantas das quase 700 fazendas sejam exportadoras.
A Alemanha é o maior destino, com 75 por cento de todas as exportações, de acordo com os dados divulgados pelo Rabobank. A Holanda também é um grande exportador de aves.