A formação da Autoridade Tributária de Moçambique de Nampula (ATN) já não vai participar no Campeonato Nacional de Voleibol que decorre desde último domingo (10), com o término agendado para o próximo domingo (17), na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, devido aos problemas logísticos.
Está noticia caiu que nem um “balde de água fria”, aos técnicos e atletas, que estavam motivados para a revalidação do título desta prova, conquistada no último nacional da modalidade realizado em Novembro de 2012. De acordo com alguns dirigentes, o processo de desembolso de fundos sobretudo para aquisição das passagens foi feita tardiamente, o que fez com a equipa não pudesse deslocar-se à Xai-xai, onde iria fazer parte dos “nacionais” referentes ao ano 2013.
Informações na posse do @Verdade indicam que, o processo logístico foi sabotado de forma premeditada por um dos quadros da Autoridade Tributaria na cidade de Maputo, que responde pelo nome de Lemos Formiga, que teria sido confiado a missão de organizar toda logística para o efeito, sendo que o processo só foi possível desbloquear na última segunda-feira (11), numa altura em que os jogos já estavam a decorrer.
“ Contactamos a Federação Moçambicana de Voleibol, e disseram que só seria possível se a equipa fazer parte daquele certame chegasse a Xai-Xai, na terça-feira (12), caso não, seria difícil fazer-se o acerto do calendário dos jogos”, disse a fonte que escusou identificar-se por razões de segurança pessoal.
De acordo com os horários dos voos de Nampula à Maputo, caso a equipa tivesse a sorte de embarcar, só chegaria a Xai-xai na quarta-feira, daí que achou-se por bem cancelar a deslocação desta formação.
Entretanto, a equipa da Autoridade Tributaria far-se-ia presente neste certame por cerca de 40 integrantes entre atletas e técnicos, nomeadamente dos escalões de Juvenis, juniores e seniores. Contactamos telefonicamente Lemos Formiga, o responsável pela logística, mas este não atende as chamadas. Contudo, a equipa da Autoridade Tributaria de Nampula, aguarda apenas a sua participação no Regional da zona VI, que terá lugar em dezembro próximo, em Maputo.
Importa referir que a Autoridade Tributaria de Nampula é o actual campeão de voleibol de sala da Africa Austral.