O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), a nível da cidade de Quelimane, província central da Zambézia, diz estarem criadas as condições para a realização da campanha de educação cívica que se prevê abranger mais de vinte mil munícipes.
O Director do STAE em Quelimane, Luís Cavalo disse, sem revelar o montante que a campanha poderá absorver, que os 70 agentes de educação cívica existentes naquela autarquia estarão divididos em seis grupos de trabalho, compostos por doze membros cada, com a excepção de um que será de dez elementos.
No entender de Luís Cavalo, a campanha de educação cívica representa uma mais-valia para o processo eleitoral dado que os agentes cívicos, durante 45 dias, poderão de forma sábia difundir mensagens e consciencializar os potenciais eleitores sobre a necessidade de participar massivamente nas eleições autárquicas, agendadas para 20 de Novembro.
Segundo a fonte e com vista a garantir maior cobertura, o STAE em Quelimane vai privilegiar a campanha porta-a-porta, palestras nos locais de maior aglomeração da população, sobretudo, mercados, escolas, locais de lazer, além do contacto interpessoal.
Silvério dos Anjos, administrador de Quelimane instou os envolvidos no processo de mobilização da população no sentido de evitar incitar violência, pautando pela conduta cívica moral e o espirito de patriotismo. Por seu turno, a presidente da Comissão Distrital de Eleições na Cidade de Quelimane, Rosa Camões, pediu o envolvimento de todos os cidadãos com responsabilidade para o decurso da campanha sem sobressaltos.