Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autárquicas 2013: Frelimo não se incomoda com ausência da Renamo

Autárquicas 2013: Frelimo não se incomoda com ausência da Renamo

A Frelimo considera-se indiferente à ausência ou não do seu principal adversário, a Renamo, nas próximas eleições, embora reconheça que a participação desta é importante para o aprofundamento da democracia no país. Quem assim o diz é Verónica Macamo, membro sénior daquela força política, instantes após ter feito a inscrição do seu partido na Comissão Nacional de Eleições (CNE) de modo a garantir sua participação nas eleições autárquicas de 20 de Novembro próximo.

Na altura, ressalvou ela que a participação de maior número de partidos políticos nas eleições permite fortalecer o processo democrático, “mas que ninguém é obrigado a participar neste exercício”.

Afirmou ainda que a Frelimo é defensora da democracia e, por via disso, advoga uma maior concorrência nos pleitos, pois isso torna o processo mais interessante. “Não tenho dúvida de que se a Renamo participasse ganharia, com isso, a democracia. Esta é a convicção que tenho, mas não nos sentimos acomodados nem incomodados porque a Renamo concorre ou deixa de concorrer”. Asseverou.

Refira-se que a Renamo vem deste finais de ano passado ameaçando não participar e impedir a realização das eleições em Moçambique, alegando haver necessidade de se rever a actual lei eleitoral, que foi aprovada pelo Parlamento no finais de 2012 e promulgada pelo Presidente da República no princípio de 2013.

Nesta senda, a integrante da Comissão Política da Frelimo, órgão máximo do partido, apelou ao presidente e outros membros da Renamo a desistirem da intenção de boicotar as eleições. Ela recordou que Moçambique desde que abandonou o monopartidarismo tem realizado regularmente as eleições. “Nunca houve adiamento de eleições e isso é importante para a democracia.”


Acompanhe o processo eleitoral em tempo real no Twitter @DemocraciaMZ
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!