Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autárquicas 2018: Cadernos eleitorais e réplicas já na posse de partidos políticos

Autárquicas 2018: Cadernos eleitorais e réplicas já na posse de partidos políticos

Foto de Emildo SamboOs cadernos eleitorais e as respectivas réplicas, para os 53 municípios, já foram impressos e distribuídos aos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores, garantiu, à imprensa, o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife.

A fonte afirmou, também, que estão disponível as urnas e as cabines de votação, bem como outros materiais indispensáveis para o processo de votação, no dia 10 de Outubro corrente.

Segundo Felisberto Naife, o STAE já começou a receber, igualmente, outros materiais de votação, tais como os boletins de voto, as actas, os editais, a tinta indelével, a tinta para impressão digital e os selos e lacres (no. 1 do artigo 64 da Lei no. 7/2018, de 3 de Agosto).

O órgão de administração eleitoral espera que até o próximo sábado (06), todos os materiais necessários para a sufrágio estejam disponíveis nas 53 autarquias do país. Neste momento, estão em formação 42.300 candidatos a Membros das Mesas de Voto (MMV).

O processo termina esta sexta-feira (05). O STAE prevê contratar, daquele número, 38.213 MMV, dos quais 5.549 da Frelimo, igual número da Renamo e outros 5.549 do MDM.

“Os restantes 21.836 serão recrutados por via de concurso público”, disse Felisberto Naife, na segunda-feira (01), em conferência de imprensa.

Ele recordou que foram criadas, nos 53 municípios, 5.459 mesas de assembleias de votos, que vão funcionar em 1.139 locais de votação no 10 de Outubro.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o STAE estão a criar uma plataforma online, através da qual os eleitores poderão os seus “locais de votação, a mesa e o número de inscrição”, disse Naife, sem precisar quando é que a plataforma em causa entrará em vigor.

Até esta segunda-feira estavam credenciados 145 observadores internacionais e 1.780 nacionais, bem como quatro jornalista internacionais e 630 nacionais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!