Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autárquicas 2013 em directo www.eleicoes.org.mz

Autárquicas 2013 em directo www.eleicoes.org.mz

O Jornal @Verdade criou o sítio na internet www.eleicoes.org.mz especialmente desenhado para cobrir todo o processo eleitoral que culmina, este ano, com a votação no dia 20. A página marca um antes e um depois no que diz respeito à cobertura eleitoral em Moçambique, não só por reunir informação sobre o que está acontecer nos 53 municípios, mas principalmente por agregar a informação produzida por jornalistas, informação de observadores eleitorais e ainda de cidadãos repórteres, num passo inédito na abordagem que os media fazem em pleitos eleitorais.

Este site, apenas sobre as eleições moçambicanas, é parte do desafio conjunto do @Verdade e dos nossos parceiros – Centro de Integridade Pública e o Observatório Eleitoral -, com o objectivo de aumentar o nível de transparência do processo eleitoral, e estimular o espírito de cidadania activa dos cada vez mais eleitores que não tem exercido o seu direito de votar.

A cobertura que agora está aglutinada em www.eleicoes.org.mz iniciou durante o recenseamento eleitoral onde, devido a impossibilidade dos  jornalistas moçambicanos estarem em cada um dos postos de recenseamento, nos 53 municípios, milhares de cidadãos, tirando partido das redes móveis de telecomunicação, enviaram relatos espontâneos daquilo que presenciam. «Se alguém estiver a observar, será difícil fazer “batota” ou “intimidações” – e aqui está a chave para que as eleições em Moçambique sejam livres e justas», aponta o Manual para a Comunicação Social, Observadores não Partidários e Delegados das Candidaturas, escrito por Joseph Hanlon para as eleições vindouras.

Cobertura Inédita

Efectivamente, a informação recolhida pelos nossos jornalistas, por centenas de observadores eleitorais e ainda os relatos verificados dos cidadãos, sobre a campanha eleitoral, e no dia de votação, são agregados e difundidos em www.eleicoes.org.mz em tempo real. Ou seja, muito mais rápido do que a rádio e televisão fazem sem recurso aos directos.

A cobertura online do @Verdade decorre nos 53 municípios e visa informar aos eleitores para que o seu voto seja cada vez mais consciente e resultado de uma opinião informada sobre a capacidade real dos candidatos.

No website www.eleicoes.org.mz, para além da informação das campanhas em tempo real, podem ser encontradas informações relevantes sobre as autarquias. Refira-se que o @Verdade visitou 43 municípios e desenhou os seus perfis. Portanto, os problemas que apoquentam os munícipes das autarquias do país estão compilados no website.

A plataforma não é um produto exclusivo do Jornal @Verdade. A ideia que subjaz à criação deste meio de difusão e afunilamento de informação é garantir a possibilidade de aprimoramento da nossa cidadania e uma fonte de matéria prima sem censura para os órgãos de informação que, tal como o @Verdade, não vivem de fundos públicos e não reúnem capacidade financeira para estarem presentes em todos municípios.

Contudo, para o fortalecimento da plataforma, no mesmo espaço é congregada e articulada informação disponibilizada pelos parceiros do @Verdade, nomeadamente CIP e Observatório Eleitoral. No centro da informação e como fonte primária os cidadãos, através do Cidadão Reporter, garantem uma outra vertente de informação, a qual é contraditada e posteriormente publicada.

Todos somos observadores

Durante a campanha eleitoral é ilegal:

– Impedir a realização ou prosseguimento de reunião, comício, cortejo ou desfile;
– Utilizar a sigla ou símbolo de um partido ou o nome e fotografia de um candidato de maneira a lesar ou a injuriar esse partido. (por outras palavras, é ilegal falsificar cartazes e panfletos);

– Colocar cartazes e propaganda política em propriedade privada sem autorização, ou, em qualquer circunstância, em sedes de órgãos do Estado ou monumentos;

– Retirar cartazes e propaganda política;

– É expressamente proibido aos partidos e candidatos usar “bens do Estado, autarquias locais, Institutos autónomos, empresas estatais e de empresas públicas.

Renovamos o nosso apelo aos cidadãos para participarem nesta inovadora rede de cobertura, enviando as suas descrições para: por SMS 90440, Whatsapp 843998634, BBM pin 2A8BBEFA ou ainda para o Email averdademz@gmail.com.

 

{jumi [*38]}

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!