Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autarquia da Gorongosa em festa

A Vila Municipal da Gorongosa, Sede do Distrito com o mesmo nome, na Província de Sofala, esteve em festa na segunda-feira pela passagem do quadragésimo sétimo aniversário desde que foi elevado a categoria de vila.

Gorongosa, antes da independência de Moçambique, em 1975, tinha o nome de Vila Paiva de Andrade. Em 2 de Abril de 2008, o Governo Moçambicano anunciou a criação do município da Gorongosa, na sequência da expansão do processo de autarcização do País a dez novas vilas, uma em cada província. Na sequência das eleições autárquicas de 2008, Moreze Cauzande, eleito pelo Partido Frelimo, foi empossado como primeiro Presidente do Conselho Municipal da Gorongosa em 29 de Janeiro de 2009.

Segundo fontes, o nome de Gorongosa foi atribuído pela população oriunda de Báruè, a norte da província de Manica, que se instalou na serra da Gorongosa em busca de sobrevivência no século passado. Alguns deles tentaram subir ao cimo mas perderam a vida de forma misteriosa. Por isso o lugar passou a ser considerado perigoso e a designarse “Kuguru Kuna N’gozi”, o mesmo que “lá no cimo há perigo” em língua local. Mais tarde o nome foi aportuguesado para Gorongosa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!