Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumento do nível do rio Paraguai deixa 90 mil deslocados

Cerca de 90 mil pessoas foram deslocadas de suas residências por causa do aumento do nível do rio Paraguai na sua passagem por Assunção, a maioria localizadas em casas de madeira, informou o departamento de Emergência e Desastres da cidade nesta quinta-feira.

O número continua a crescer devido à alta do rio, que hoje se situou em 7,71 metros de altura, superando as previsões que calculavam 7,50 metros para Natal, disse Víctor Peralta, director do departamento.

A situação ficou mais complicada devido à tempestade de vento e chuva que atinge a cidade e o departamento central, e que causou a morte de quatro pessoas, depois que duas árvores caíram sobre os dois veículos em que viajavam.

O temporal provocou enchentes, blecautes em grande parte de Assunção e danos em muitos dos cerca de cem refúgios que abrigam os deslocados. Segundo Peralta, a maior parte dos milhares de evacuados estão instalados nesses refúgios, embora alguns tenham ido para casas de parentes ou pessoas próximas.

O director não descartou que o rio continue a subir e, com isso, o número de evacuados. Do total de deslocados, cerca de 10 mil seguem fora de suas casas desde o aumento do nível em 2014, que deixou 85 mil afetados em Assunção.

A actual alta nos níveis dos rios se deve às intensas chuvas originadas pelo fenómeno do El Niño, segundo a Secretária de Emergência Nacional.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!