Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumenta para 110 número de mortos após tumulto em templo hindu na Índia

O número de fiéis hindus mortos após um tumulto ocorrido nas proximidades de um templo no estado central indiano de Madhya Pradesh aumentou para 110, informou nesta segunda-feira a imprensa local. O fato aconteceu no sábado de manhã numa ponte que leva ao histórico templo de Ratangarh, situado no distrito de Datia, onde uma multidão tinha se havia reunido para uma festividade em honra à deusa Durga.

Mais de uma centena de pessoas estão feridas, algumas delas em estado grave, no acidente provocado pelo boato de que a ponte ia desabar, de acordo com a versão do jornal “The Times of India”, que não especificou as suas fontes.

Mais de meio milhão de pessoas peregrinaram ao templo para comemorar o último dia de uma maratona de festas que dura nove noites e dez dias.

A imprensa local publica duas versões das causas do acidente. Uma delas fala que um boato de que a ponte ia desabar é a origem da correria gerada, de acordo com “The Times of India”. No entanto, algumas testemunhas responsabilizaram as forças da ordem por agir com negligência, por isso que o chefe do Governo de Madhya Pradesh, Shrivaj Singh Chouhan, ordenou a abertura de uma investigação para esclarecer a tragédia.

“Num momento de pânico a Polícia atacou e piorou a situação. Muitas pessoas se viram forçadas a pular da ponte”, explicou uma testemunha, Manoj Sharma, citado pelo periódico. Além disso, as autoridades permitiram que tratores e camiões circulassem pela ponte.

As correrias são um fenómeno frequente nas celebrações religiosas indianas e devem-se em grande parte às deficiências na gestão das grandes concentrações ou à precariedade das infraestruturas que rodeiam os locais de culto.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts