Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumenta importação de automóveis usados

A importação de automóveis usados, com maior incidência da África do Sul e do Japão, incrementou no primeiro trimestre de 2011 em cerca de 5,3%, comparativamente ao período homólogo de 2010, segundo reporta o Banco de Moçambique (BM).

No período em análise foram desembolsados cerca de 71,1 milhões de dólares norte-americanos, contra 67,6 milhões de dólares gastos no I trimestre de 2010 na importação de veículos automóveis já usados para a sua comercialização no país.

Outros bens

Os cereais, automóveis e os combustíveis foram produtos mais salientes no primeiro trimestre de 2011 em termos de significativos aumentos de volume, tendo os cereais sido de 19,5% e os combustíveis na ordem de 26,3%, contra 12,7% no período homólogo do ano transacto.

Entretanto, a importação de medicamentos reduziu em 24%, para 15,8 milhões de dólares, segundo ainda o BM, realçando que o peso das importações realizadas pelas grandes empresas teve um aumento expressivo ao fixar-se em 26% dos cerca de 1110,1 milhões de dólares desembolsados.

Refira-se, entretanto, que as importações de bens cresceram em 34%, entre os meses de Janeiro e Março de 2011, relativamente a igual período de 2010, principalmente, devido ao aumento acima do dobro das importações de combustíveis e das matériasprimas e bens de capital pelas grandes empresas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!