O Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água está, desde a semana passada, a fornecer água de forma regular à cidade de Nampula, mercê da entrada em funcionamento de um novo sistema de abastecimento com uma capacidade de bombagem de 20 mil litros cúbicos, contra os anteriores 18 mil. As obras de ampliação foram financiadas pelo governo norte-americano no valor de 37.2 milhões de dólares.
Com a entrada em funcionamento deste sistema, os bairros de Muhala e Muahivire-Expansão, que outrora eram considerados os mais críticos, já recebem água durante 18 horas por dia, contra as anteriores sete.
De acordo com o director regional Norte do FIPAG, Elídio Cossa, desde a data do término das obras, está a verificar-se uma melhoria significativa no fornecimento daquele precioso líquido em Muhala e Muahivire-Expansão, mas reconhece que ainda há zonas que as torneiras não estão a jorrar água, cabendo aos munícipes comunicarem ao sector para a necessária intervenção.
Entretanto, os bairros de Carrupeia, Mutauanha incluindo grande parte do Muahivire, ainda se debatem com sérios problemas no abastecimento de água.