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Atraso e faltas marcam o início dos exames finais

O Director da Comissão Nacional de Exames, Certificação e Equivalências no Ministério da Educação, Jafete Mabote disse que atrasos e faltas marcaram, de forma negativa, o início esta segunda-feira dos exames finais da 10ª e 12ª classes e ainda os do Ensino e Formação de Professores que começaram à escala nacional.

O fenómeno registou-se um pouco por todos os centros onde estão a decorrer as provas. No entanto, Mabote afirmou que o problema, não afectou o primeiro dia do processo. Aquela fonte do Ministério da Educação disse que na província nortenha do Niassa, houve muitos candidatos que chegaram tarde a sala dos exames, na sequência das chuvas que se registam naquela parcela do país.

Na capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, constataram-se casos de insuficiência de enunciados, mas foi uma situação imediatamente resolvida pelo sector da Educação da província. Informações dão conta ainda que na cidade de Maputo, a Escola Secundária Francisco Manyanga, teve o registo de 42 alunos da 10ª classe que faltaram às provas e outros 80, da 12ª classe, também não se fizeram às salas de exame, Casos de ausências foram igualmente registados na Escola Secundária de Lhanguene, onde apenas se realizam as provas da 12ª classe.

De acordo com a directora, Olga Samuel Sitoe, 52 estudantes não fizeram a prova de Língua Portuguesa, alguns por atraso e outros simplesmente não compareceram. Entretanto, o director da Comissão Nacional de Exames, Certificação e Equivalências, Jafete Mabote, reiterou que para além de atrasos e ausências não foi reportada nenhuma irregularidade que manchasse o primeiro dia da realização dos exames.

O processo de realização de exames finais da primeira época vai ser interrompido esta quinta-feira, 10 de Novembro, para dar lugar as festividades das celebrações dos 124 anos da cidade de Maputo, a capital moçambicana. Refira-se que nesta primeira fase de exames estão a ser avaliados 251 270 estudantes, 247 429 da 10ª classe, 96 636 da 12ª e 7205 dos cursos de formação de professores.

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