Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ATM divulga novas normas para os contribuintes

A Autoridade Tributária de Moçambique (ATM) acaba de realizar um seminário regional- norte de divulgação de Normas Internacionais de Relato Financeiro(NIRF), na cidade de Nampula, que reuniu representantes de departamentos de contabilidade e financeiros das empresas contribuintes e convidados daquela zona do país.

Domingos Silveria, da direcção Geral dos Impostos, entidade implementadora do projecto, disse a jornalistas que o seminário debruçou-se, essencialmente, sobre algumas alterações registadas no código de imposto de rendimento de pessoas colectivas e a aprovação do novo sistema de contabilidade para o sector empresarial moçambicano, que tem dois planos gerais de contas, sendo um baseado nas normas internacionais de relato financeiro e outro correspondendo ao plano actual, mas com pequenas alterações.

Devo esclarecer aqui que o que este sistema tributário traz de novo é o plano geral de contabilidade baseado na normas de contabilidade do relato financeiro adaptadas ao modelo moçambicano. Esta é a grande novidade, frisou. Num outro desenvolvimento, a fonte referiu que é importante sublinhar o facto de o objectivo deste encontro não só ser de interesse para o sector empresarial, mas, também, para o público em geral, que, igualmente, contribui com o seu dinheiro e precisa de saber o que está a ser divulgado aqui hoje.

O primeiro seminário regional de divulgação das novas tributárias no país, decorreu na cidade de Maputo, isto para a zona sul, o segundo foi realizado na zona centro, mais precisamente na cidade da Beira, tendo o terceiro sido o que acaba de acontecer na cidade de Nampula, referente à zona norte.

A Autoridade Tributária de Moçambique que, conjuntamente, com alguns consultores promovem estes seminários, acredita que vai alcançar os objectivos que se pretendem com este eventos, tanto é que há muita aderência por parte dos empresários e outras pessoas interessadas em conhecer e perceber essas alterações.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!