Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Atletas Portadores de Deficiência recebem vestuário desportivo

A Associação de Desportos da Pessoa Portadora de Deficiência da Cidade de Maputo acaba de receber do Alto Comissariado do Reino Unido diversos “kits” de vestuário desportivo, uma oferta vista pelos atletas como um apoio que chega “na hora certa”, dado se aproximar uma competição na modalidade de natação.

 

A entrega de cerca de 100 unidades de vestes para a prática de basquetebol, atletismo e vólei de praia, foi efectuada pelo Vice-Cônsul britânico em Maputo, Joseph Bolton, ao Presidente da Associação, Raimundo Patrocínio, ele próprio portador de deficiência. Raimundo Patrocínio disse, após receber o vestuário desportivo, que o objectivo da Associação é ver os deficientes envolvidos massivamente no desporto, finalidade para a qual espera contar com muito apoio.

A 30 de Maio próximo, segundo referiu Patrocínio, atletas membros da Associação irão participar numa competição de natação para deficientes, a ter lugar na Escola Secundária Josina Machel. Trata-se da segunda vez, no presente ano, que desportistas portadores de deficiência recebem apoio em equipamento desportivo do Alto Comissariado britânico, tendo sido a primeira vez em Abril passado, em Quelimane, província da Zambézia, onde o Vice-Alto Comissário, Timothy Cole, entregou perto de 90 unidades de vestuário desportivo para uma associação local.

A ideia por detrás deste apoio é reverter a situação ainda prevalecente da pessoa portadora de deficiência ser vítima da pobreza e da discriminação, ter menos oportunidades no acesso à educação, cuidados de saúde, água potável, saneamento e habitação adequada.

A Associação de Desportos da Pessoa Portadora de Deficiência da Cidade de Maputo, sedeada no Parque dos Continuadores, foi oficializada em 2008 com os seus estatutos publicados no Boletim da República, em Agosto último. Ela já conta com 250 membros, uma parte dos quais envolvida na prática de diversas modalidades desportivas, incluindo o basquetebol em cadeira de roda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!