Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Atletas de alta competição terão estatuto privilegiado

Os desportistas moçambicanos de alta competição passarão a usufruir, a partir dos próximos tempos, de um estatuto privilegiado que prevê uma série de benefícios, como forma de reconhecimento do seu contributo para a elevação do nome do país além-fronteiras.

O instrumento que norteará esta distinção será objecto de discussão no XII Conselho Coordenador do Ministério da Juventude e Desporto, que, esta Quarta-feira, tem início na vila do Chibuto, província meridional de Gaza.

Trata-se do Estatuto do Praticante de Alta Competição, a ser submetido à discussão pela Direcção Nacional do Desporto e com o qual se pretende incentivar os atletas que mais se distinguem nas mais variadas modalidades.

Este estatuto vem juntar-se ao Regulamento de Premiação Desportiva, com a diferença de este somente distinguir, monetariamente, aqueles que conquistarem medalhas nas competições continentais e mundiais.

A ser dirigido pelo respectivo titular da pasta, Pedrito Caetano, o XII Conselho Coordenador do Ministério da Juventude e Desporto, que se prolongará até sexta-feira, terá ainda no epicentro das atenções a proposta da estratégia de implementação da Política do Desporto, o perfil do dirigente desportivo, a segurança nos recintos desportivos, assim como o II Festival Nacional dos Jogos Tradicionais, a realizar-se em Setembro, no Niassa, norte do pais.

Igualmente, debruçar-se-á da Semana Nacional do Desporto, dos Jogos da CPLP Portugal-2012, a decorrerem já no próximo mês de Julho, os Jogos do SCSA Zâmbia-2012, em Dezembro, a extinção do COJA Maputo-2012, e o Plenário de Justiça Desportiva, recentemente constituído.

Segundo a edição desta Quarta-feira do “Noticias”, no que diz respeito à juventude, o fórum anual do MJD debaterá a Política e Estratégia da Juventude, o relatório de avaliação do impacto dos fundos públicos nas iniciativas juvenis: estudo do caso do FAIJ, a institucionalização do Fundo de Apoio a Iniciativas Juvenis e as comemorações do 12 de Agosto, Dia Mundial da Juventude.

O XII Conselho Coordenador do Ministério da Juventude e Desporto juntará na mesma sala os membros do Conselho Consultivo do Ministério, directores provinciais, chefes de departamento central das áreas da juventude, do desporto e da planificação, entre outros técnicos, para além de parceiros nacionais e estrangeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!