Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Atentado suicida contra mercado deixa ao menos 17 mortos na Nigéria

Pelo menos 17 pessoas morreram nesta terça-feira na cidade nigeriana de Maiduguri, no norte do país, num atentado com um carro-bomba contra um mercado da cidade. “Os meus homens contaram 17 corpos minutos depois do incidente”, disse o chefe da polícia local Lawan Tanko ao jornal nigeriano “Daily Trust”.

Segundo a fonte, os corpos teriam sido levados a um hospital próximo. Por sua vez, fontes médicas falam em pelo menos 30 mortos no ataque contra o mercado, que destruiu 20 veículos.

As primeiras informações falam em um terrorista suicida que teria detonado a bomba do veículo de três rodas que dirigia. Um guarda de trânsito, vários vendedores de rua e membros de suas famílias e motoristas que passavam pelo local estão entre os mortos. A explosão provocou o caos na rua, onde vários veículos batiam, enquanto soldados atiravam e sobreviventes fugiam a correr. O ataque aconteceu em frente a uma instalação militar e perto de uma emissora de televisão, segundo a imprensa local.

A autoria do atentado não foi reivindicada até o momento, mas a imprensa nigeriana aponta o grupo radical islamita Boko Haram como autor do ataque.

Maiduguri é a capital do estado de Borno, considerado sua base espiritual pela milícia fundamentalista, que cometeu vários e sangrentos ataques contra civis na região. Desde 16 de maio do ano passado, as autoridades da Nigéria realizam uma ofensiva antiterrorista nos estados de Yobe, Borno e Adamawa, no nordeste do país, todos eles em estado de emergência. A operação foi iniciada após um aumento da atividade do Boko Haram nessa região, embora continue havendo ataques dos fundamentalistas.

O grupo, cujo nome significa na língua local “educação não islâmica é pecado”, luta para impor a Lei Islâmica no país africano, de maioria de população muçulmana no norte e predominantemente cristã no sul.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!