Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Até ao fim do primeiro semestre: Governo vai alocar 270 novos autocarros para melhorar a capacidade de transporte público de passageiros

Até ao fim do primeiro semestre: Governo vai alocar 270 novos autocarros para melhorar a capacidade de transporte público de passageiros

Foto de Fim de SemanaO Governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), vai alocar, até ao fim do primeiro semestre deste ano, 270 novos autocarros para melhorar a capacidade de transporte público de passageiros em todas as capitais provinciais e algumas cidades do País.

Este plano faz parte das acções constantes do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, visando o aumento da provisão de serviços de transporte, com principal enfoque para as grandes cidades.

Para o efeito, decorre o processo de aquisição, por parte do Governo, de 380 autocarros, tendo já sido disponibilizados, até ao momento, um total de 110 unidades, o que permitiu aumentar a capacidade de transporte público urbano em cerca de 120 mil passageiros por dia. Igualmente, foi reforçada a capacidade nas cidades da Beira, Dondo, Xai-Xai, Mossuril e na Área Metropolitana de Maputo (que inclui as cidades de Maputo e Matola e os distritos de Boane e Marracuene), tendo sido abrangidas rotas consideradas importantes no escoamento do tráfego nestes municípios.

“É nosso objectivo alocar mais autocarros e distribuí-los, de acordo com as necessidades de cada um dos municípios do nosso País, visando a facilitação da mobilidade de pessoas e bens, de forma sustentável, segura e digna”, disse Carlos Mesquita, ministro dos Transportes e Comunicações, que falava na quarta-feira, 31 de Janeiro, na cerimónia de entrega de 38 autocarros com capacidade para 90 passageiros a três associações de operadores privados da Área Metropolitana de Maputo.

Na ocasião, Carlos Mesquita referiu-se à necessidade da revisão da tarifa em vigor, para garantir a sustentabilidade e continuidade do investimento na melhoria, modernização da frota dos autocarros, alargamento do número de rotas e na qualidade e capacidade do serviço de transporte.

Contudo, defendeu Carlos Mesquita, “a revisão da tarifa deve considerar todos os factores relevantes, sobretudo a acessibilidade do serviço de transporte público para a população de baixa renda. O Governo fará de tudo para que isso aconteça, porque está ciente de que o transporte urbano desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento económico, social e humano”.

À margem desta cerimónia, foi assinado um memorando de entendimento entre o Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC) e o Moza Banco, visando a promoção da imagem desta instituição bancária nos autocarros ora entregues.

Este memorando, de acordo com o presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, João Figueiredo, “vai ajudar o FTC a reforçar a capacidade e impulsionar o desenvolvimento e sustentabilidade do sector dos transportes e, por via disso, melhorar a vida dos utentes”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!