Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ataques suicidas matam 39 pessoas perto de mesquitas xiitas no Paquistão

Suicidas em motocicletas se explodiram num intervalo de um minuto entre si fora de mesquitas xiitas numa volátil cidade paquistanesa próxima da fronteira com o Afeganistão, esta Sexta-feira (26), matando pelo menos 39 pessoas, disseram as autoridades.

A violência sectária tem aumentado no Paquistão, país com armas nucleares e onde militantes sunitas linha-dura têm atacado constantemente os xiitas, que consideram hereges. A primeira explosão aconteceu a metros de distância de uma mesquita xiita perto de um mercado lotado em Parachinar, capital da região tribal de Kurram.

Ela foi seguida pouco depois por uma segunda explosão, perto de uma outra mesquita na cidade. Riaz Mahsud, principal gestor da região de Kurram, disse que 39 pessoas foram mortas e 72 ficaram feridas, acrescentando que os ataques foram realizados por suicidas em motocicletas.

“Alguns dos feridos ainda estão em estado grave e foram transferidos para o hospital principal em Parachinar”, disse. Não estava claro qual grupo realizou o ataque e ninguém reivindicou a autoria imediatamente. Muçulmanos xiitas são pouco mais de 10 por cento da população paquistanesa de 180 milhões de pessoas.

Parachinar tem uma comunidade xiita significativa que já foi anteriormente alvo de militantes sunitas. As duas explosões aconteceram antes do pôr do sol, quando as pessoas iam para o mercado para comprar comida para sua refeição noturna, depois de um dia de jejum durante o mês sagrado do Ramadão.

“Muitas pessoas geralmente lotam mercados à beira da estrada em Parachinar antes do pôr do sol para compras do Iftar (jantar)”, disse Haider Ali, integrante de uma tribo. “Centenas de pessoas estavam presentes na hora da explosão, por isso o número de mortos foi alto.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!