Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ataque aéreo dos EUA mata 8 pessoas no Paquistão

Um avião teleguiado norte-americano matou oito pessoas no noroeste do Paquistão, esta Terça-feira (8), disseram três fontes da área de inteligência, no mais recente ataque dos drones que um general da reserva alertou que podem ameaçar as metas de política externa dos Estados Unidos se usados em excesso.

Um estrangeiro que actuava como treinador táctico da Al Qaeda estaria entre os mortos no ataque, mas há informações contraditórias sobre a sua nacionalidade.

Algumas autoridades de inteligência dizem que ele era da Somália, mas outras afirmam que era dos Emirados Árabes Unidos. Outras três pessoas ficaram feridas no ataque sobre o vilarejo de Haiderkhel, a cerca de 30 quilómetros a leste de Miranshah, a capital da província do Waziristão do Norte, numa região ao longo da fronteira com o Afeganistão que é reduto do Taliban.

O estrategista-chefe da Al Qaeda, Abu Yahya al-Libi, foi morto nas redondezas do local num ataque de drone no ano passado.

Segunda-feira, o general da reserva dos EUA Stanley McChrystal disse que os aviões teleguiados têm ajudado as tropas norte-americanas, mas são odiados ao redor do mundo e que o seu uso em excesso pode ameaçar a segurança dos Estados Unidos.

A opinião no Paquistão é dividida sobre os ataques de drones. Muitos consideram as aeronaves uma agressão à soberania do país, muitas vezes resultando na morte de civis. Outros dizem que os ataques atingem militantes que estão a aterrorizar a população em locais onde o Exército paquistanês não pode ir.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!