Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Astronautas chineses acomplam em módulo espacia

Um vaivém espacial tripulado de origem chinesa atracou com sucesso, esta Segunda-feira (18), num módulo experimental espacial, em mais um marco no ambicioso projecto da China de construir uma estação espacial.

A Shenzhou 9, com três pessoas a bordo, inclusive a primeira mulher chinesa a viajar ao espaço, Liu Yang, acoplou-se ao módulo Tiangong (Palácio Celestial) 1, com transmissão ao vivo da TV estatal.

Quase três horas depois, os três tripulantes entraram no módulo. Foi a primeira vez que a China conseguiu transferir astronautas entre duas naves em órbita.

Durante 13 dias, os astronautas vão trabalhar e dormir na Tiangong 1, segundo a imprensa chinesa.

A missão motivou arroubos nacionalistas e teve ampla cobertura da mídia, incluindo detalhes sobre o tempero que será usado na comida de bordo.

A China ainda está distante das superpotências espaciais estabelecidas, EUA e Rússia. O Tiangong 1 é um modulo de testes, e não a primeira parte da eventual estação espacial chinesa. O sucesso na aproximação e acoplagem é crucial para o prosseguimento do projecto.

Essa é a quarta missão tripulada da China ao espaço, começando pelo envio, em 2003, de Yang Liwei, o primeiro ‘taikonauta’, como os chineses chamam os seus astronautas.

A China planeia também enviar um jipe teleguiado à Lua, e os cientistas do país aventam a possibilidade de lançar uma missão tripulada ao satélite natural, mas não antes de 2020.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!