Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Direito de resposta

Exmo Senhor

Wilson Francisco Uaniheque vem, por meio desta, pedir a V. Excia. que lhe seja concedido o direito à resposta em relação à reportagem publicada nas páginas 11 e 12, de 19 de Abril de 2013, sexta-feira, do Jornal a Verdade, cujo título é “Os jovens vão-se revoltar contra o Governo”, da autoria do jornalista Nelson Miguel, da Delegação de Nampula.

O título não corresponde à verdade, pelo facto de em nenhum momento da entrevista ter feito tal declaração, o que se pode comprovar na respectiva gravação áudio, na posse do jornalista ora referido.

Aliás, nota-se uma clara incoerência entre o título e o corpo da reportagem, pois não tem rigorosamente nada a ver uma coisa com a outra, ou seja, em nenhum momento se consegue encontrar elementos que sustentem o título. Na oitava pergunta, lê-se “Os programas de apoio aos jovens têm atingido os das zonas rurais?”

O jornalista escreveu que “(…) acho que tem havido mais falácias do que a concretização dos planos e isso acontece muitas vezes quando se está nas vésperas das eleições. (…), sobretudo o da zona mais recôndita do país”. O entrevistado não disse nada disso. No segundo parágrafo da nona pergunta, o jornalista acrescentou a expressão “a nova conjuntura política.”

Na décima primeira pergunta, o quarto período não corresponde à verdade, porque nunca proferi tais declarações de que “O governo deve reflectir com muita urgência (…) a coisa pode ficar complicada.”

Na pergunta seguinte, toda a resposta deve ser revista, pois as palavras não foram ditas durante a entrevista. Em relação à décima terceira pergunta, importa referir que a associação ainda não criou o centro de formação profissional, pois aguarda pelo desembolso do valor necessário para a sua concretização, ao contrário do que foi escrito.

Na décima quinta pergunta, o entrevistado não assume ter dito o que foi escrito pelo jornalista. Em face de tudo isto, pretende-se que seja reposta a verdade dos factos com base na entrevista áudio, devendo o Jornal a Verdade fazer o desmentido em duas edições, de acordo com o artigo 33 da Lei da Imprensa.

Wilson Francisco Uaniheque

O Jornal @Verdade publica, na íntegra, a entrevista com Wilson Francisco Uanheque, porém, com as emendas exigidas pela fonte em virtude de o seu jornalista não ter feito uma transcrição fi el das respostas por si fornecidas de acordo com o guião de perguntas com base no qual a entrevista foi realizada. E apresenta publicamente as suas sinceras desculpas pelos danos que o erro cometido possa ter causado ao visado, bem como na sua relação com as demais pessoas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!