A agência de notícias americana Associated Press (AP) demitirá dezenas de funcionários, como parte de um plano para reduzir seus custos, informaram fontes sindicais na terça-feira.
O News Media Guild (NMG), que reúne cerca de 1.300 jornalistas e técnicos da AP nos Estados Unidos, disse não saber o número exacto de demissões, e a direcção da agência ainda não divulgou oficialmente a medida. Segundo o sindicato, já foram decididas mais de 38 demissões, incluindo executivos, jornalistas, editores, fotógrafos e assistentes. Apenas na sede da AP em Nova York serão suprimidos 20 cargos, destaca o NMG.
“É um dia triste para nossos colegas da AP e para o público que conta com seu importante trabalho informativo”, disse o presidente do NMG, Tony Winton. O porta-voz da AP, Paul Colford, não confirmou a informação do sindicato, mas admitiu que a agência tem um plano para a redução de 10% dos custos em 2009. A AP emprega cerca de 4 mil pessoas, incluindo 3 mil jornalistas, e é uma das três principais agências de notícias do planeta, ao lado da Reuters e da France-Presse.