O presidente da Síria, Bashar al-Assad, visitou, esta quarta-feira (12), os refugiados internos sírios na localidade de Adra, segundo a imprensa estatal, numa rara aparição pública fora de Damasco.
A TV estatal disse que Assad inspeccionou um albergue para pessoas que ficaram desabrigadas em decorrência da guerra civil. Adra, cerca de 20 quilómetros a nordeste de Damasco, foi parcialmente capturada por rebeldes há três meses. Uma foto no Twitter da Presidência síria mostrou Assad, de paletó preto e camisa branca, a conversar com um grupo de mulheres num local identificado como sendo o albergue Dweir.
A TV síria disse que Assad estava ” a ouvir as suas necessidades” e disse-lhes que o Estado irá continuar “a garantir as necessidades básicas dos desabrigados até que eles possam voltar às suas casas em Adra e outros lugares”.
Assad faz poucas aparições públicas desde o início da guerra civil síria, há três anos. A visita da quarta-feira mostra que o presidente está cada vez mais confiante, 18 meses depois de os rebeldes parecerem prestes a desafiar o seu controle sobre a capital.
Muitos moradores fugiram de Adra em Dezembro, quando os rebeldes, maioritariamente sunitas, tomaram parte da cidade e mataram 28 pessoas, em um ataque sectário contra drusos, cristãos e alauítas – seita islâmica xiita à qual Assad pertence.