O presidente sírio, Bashar al Assad, disse a um jornal turco que desejava que as forças sírias não tivessem derrubado um caça turco no mês passado e que não vai deixar que a tensão entre os dois países evolua para um combate aberto.
“Soubemos que o avião pertencia à Turquia depois de termos derrubado. Digo 100 por cento ‘se nós pelo menos não tivéssemos derrubado'”, disse Assad ao jornal Cumhuriyet, numa entrevista publicada, esta Terça-feira (3).
Os comentários foram publicados num momento em que a violência na Síria entre forças do governo e rebeldes que lutam pela deposição de Assad caminha para uma guerra civil completa, motivada pelo ódio sectário.
Os helicópteros sírios bombardearem um subúrbio de Damasco, Segunda-feira (2), e os caças da Turquia sobrevoaram uma região perto da fronteira entre os países, enquanto a chefe de direitos humanos da ONU disse que o fornecimento externo de armas tanto para o governo quanto para os rebeldes está a agravar o conflito de 16 meses.
Perguntado se as tensões entre Síria e Turquia poderiam resultar numa guerra, Assad disse: “Não vamos permitir que a tensão vire um combate aberto entre os dois países, o que poderia prejudicar ambos.”
Assad também afirmou que a Síria não aumentou a sua presença militar na fronteira com a Turquia, e que não vai fazer isso, independentemente das medidas tomadas pelo governo do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan.
O jornal não especificou quando a entrevista foi realizada, mas Assad refere-se a um encontro internacional realizado em Genebra, Sábado, liderado pelo enviado internacional para a Síria, Kofi Annan.
A Turquia aumentou a sua presença militar na fronteira desde que um avião do país foi derrubado sobre o Mediterrâneo no dia 22 de Junho.