Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Artistas da Bola: Delmira e Vanessa

Delmira Manuel Domingos é uma atleta de voleibol nascida a 19 de Maio de 1994, na cidade de Maputo. É estudante de nível médio e conta, até ao presente, com cerca de cinco anos de carreira no voleibol.

Entrou no voleibol moçambicano através do Clube Jets da cidade de Maputo, em 2008. Graças ao seu esforço e dedicação, aliados à ajuda de treinadores daquele clube, Delmira recebeu em 2009 um convite para envergar a camisola da selecção da cidade de Maputo durante os Jogos Desportivos Escolares, que tiveram lugar na província nortenha da Zambézia.

Chegou à pré-selecção nacional em 2010, porém, foi dispensada aquando dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal.

Em 2011 sagrou-se campeã nacional, em representação da cidade de Maputo, dos Jogos Desportivos Escolares na modalidade de voleibol. Já em 2012, participou no Campeonato Nacional de Voleibol de sala, tendo-se sido campeã nacional no escalão de juniores femininos, título que também conquistou pela primeira vez neste ano (2013), já no voleibol de praia.

O seu sonho é chegar ao topo do voleibol mundial, bem como militar num clube profissional brasileiro.

Vanessa

Vanessa Casimiro Muianga, ou simplesmente Vanessa, como é conhecida nos meandros desportivos, é uma atleta de voleibol, natural na cidade de Maputo e nascida a 20 de Outubro de 1995. É estudante do curso de Psicologia numa das universidades da capital do país.

Apaixonou-se pelo voleibol ainda criança, quando frequentava o ensino primário. O primeiro, mas também grande momento da sua tenra carreira, foi exactamente em 2009, quando foi convocada a fazer parte da selecção da cidade de Maputo, a mesma que participou nos Jogos Desportivos Escolares que decorreram naquele ano na província de Niassa.

De lá a esta parte, Vanessa só colecciona glórias. Tem nos seus aposentos uma estante repleta de taças e um número considerável de medalhas de que, segundo confessa, não sabe ao certo o número exacto. Porém, destaca a de bronze que conquistou em 2010, em Portugal, aquando dos jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP como a mais importante.

Em 2011 participou nos Jogos Desportivos Escolares de Maputo, tendo-se, inclusive, sagrado campeã da cidade, para, no ano seguinte, conquistar também a prova nacional de voleibol de sala.

Participou pela primeira vez num campeonato nacional de voleibol de praia no presente ano e, para que a história fale sempre dela, sagrou-se primeira campeã nacional no escalão de juniores femininos. É actualmente a número 1 do ranking nacional de voleibol, na lista actualizada no passado mês de Dezembro.

O seu sonho é chegar ao pódio do voleibol mundial, bem como alcançar os primeiros dez lugares do ranking internacional. A sua fonte de inspiração é a atleta Sátira, a campeã nacional de voleibol sénior feminino.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!