O Ministério da Defesa Nacional (MDN) iniciou hoje, em todo o território moçambicano, uma campanha para o recenseamento militar referente ao presente ano, abrangendo todos jovens nascidos em 1992 e os restantes que não puderam faze-lo em ocasiões anteriores, desde que não tenham ultrapassado 35 anos de idade.
O censo decorre junto às sedes dos governos distritais, dos conselhos municipais, dos postos administrativos e de outros órgãos da administração pública, refere um comunicado do MDN, citado pelo matutino “Notícias”, na sua edição de hoje. O MDN indica ainda, no seu comunicado, que para os cidadãos moçambicanos no estrangeiro, o mesmo decorre nas missões diplomáticas e consulares nos seus respectivos países de residência.
No acto do recenseamento militar os mancebos deverão ser portadores de um documento de identificação; declaração de habilitações académicas e uma declaração de residência emitida pela estrutura da área respectiva. O censo militar decorre até 28 de Fevereiro próximo. Contudo, as escolas por onde passou a reportagem da AIM garantem que as vagas existentes serão bem suficientes para absorver os seus graduados e receber aqueles que são dirigidos pelas direcções distritais.
Na avenida das FPLM, por exemplo, a direcção da escola conta com 709 vagas, para absorver os 300 graduados do ano lectivo 2009. Porém, não arrancou com o processo porque está ainda a receber as listas e até hoje tinham chegado, naquela escola, listas de 404 alunos da direcção distrital. As escolas esperam preencher, até ao fim do processo de matrículas no dia 12 do corrente, todas as vagas sem sobressaltos como tem acontecido nos outros anos.