Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ARRANCA A VOTAÇÃO EM NACALA

Elevados índices de afluência nos bairros suburbanos e menor afluência no centro da cidade marcou a abertura da votação hoje, quarta-feira 11 de Fevereiro, em Nacala.

Os eleitores vão ter de fazer fila à chuva, e fortes chuvas nos últimos dias têm causado alguns problemas no acesso às assembleias de voto na periferia da cidade. Esta é a segunda volta na corrida para a presidência do município após nenhum dos candidatos ter ganho mais da metade dos votos na eleição de19 de Novembro.

O candidato da Frelimo, Chale Ossufo recebeu 49,8% dos votos contra 47,8% do actual edil e candidato da Renamo, Manuel dos Santos. Grandes individualidades da Frelimo estão a circular em todas assembleias de voto em trabalho de “apoio logistico” aos delegados de candidatura de Chalé Ossufo.

Um incidente no bairro Murrupulane, maioritáriamente a favor da Renamo, atrasou a abertura da votação naquele lugar. Os representantes da Renamo nas assembleias de voto na escola local insistiram que as cabines de cartão onde os eleitores preenchem os boletins de voto estavam colocados de tal forma que o pessoal da assembleia de voto e os observadores podiam ver as pessoas no acto de votação. Isto é o que consta no manual do pessoal das assembleias de voto, mas muitos presidentes das assembleias de voto e observadores consideram que isto compromete o sigilo da votação, e viram as cabines ao contrário, com a abertura virada para a parede.

Eventualmente um delegado do partido Renamo foi expulso pela polícia, o que provocou protestos nas 600 pessoas à espera de votar. Outros delegados da Renamo acalmaram a multidão, a polícia retirou, e a votação começou então.

O correspondente da AWEPA observou também uma bandeira da Frelimo hasteada ilegalmente, na escola local.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!