Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arbitragem Laboral evita greves em Inhambane

A resolução de conflitos através da Mediação e Arbitragem Laboral evitou a eclosão de greves em diferentes postos de trabalho, durante o ano passado, na província de Inhambane, tendo os despedimentos de trabalhadores, bem como as reclamações em torno de salários em atraso sido as principais causas de litígios.

A Direcção Provincial do Trabalho de Inhambane indica que dos 226 casos recebidos pelo Centro de Mediação e Arbitragem Laboral (CEMAL) de Inhambane, 170 tiveram um desfecho definitivo por via de acordos entre as partes envolvidas e não houve necessidade de recurso à greve como alternativa reivindicar direitos.

Dos processos em alusão, 13 transitaram para este ano e em 43 deles as partes não chegaram a nenhum consenso, o que implicou a emissão de certidões de impasse e, consequentemente, encaminhados para outras estâncias tais como tribunais, segundo um comunicado de Imprensa do Ministério do Trabalho (MITRAB).

Os despedimentos de trabalhadores alegadamente sem a justa causa – com um total de 183 dos casos submetidos ao CEMAL – e as reclamações em torno de salários em atraso foram as principais causas da eclosão de litígios laborais que exigiram a intervenção das autoridades.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!