O Burundi, o Mali e o Congo são as três novas nações qualificadas para o Campeonato Africano das Nações de futebol (CHAN) de 2014 na África do Sul, reservado aos jogadores locais, elevando para 12 o número total das equipas apuradas.
As três obtiveram a sua qualificação após terem respetivamente batido o Sudão, a Guiné e a República Democrática do Congo.
O Burundi empatou por 1-1 contra o Sudão no jogo da segunda mão pontuável para a zona centro-este. As duas equipas conseguiram separar-se nas marcações de penalidades que o Burundi ganhou por 4-3 depois de empatar por 2-2 no termo dos seus dois jogos.
O Mali perdeu, por seu turno, por 0-1 face à Guiné no jogo da segunda mão disputado domingo, mas passou graças ao saldo total de 3-2 obtido com a soma do resultado da primeira mão.
Enquanto isso, o Congo bateu a RD Congo por 1-0 domingo em jogo da segunda mão, mas as duas equipas empataram por 2-2 no termo dos dois jogos, com vantagem para o primeiro graças à regra dos golos marcados no exterior.
As outras equipas qualificadas são a África do Sul (país organizador), a Líbia e Marrocos para a zona norte; a Mauritânia para a zona oeste A; o Gana, o Burkina Faso e a Nigéria para a zona oeste B; e a Etiópia e o Uganda para zona centro-este.
A seleção de Moçambique poderá ser uma das outras quatro seleções que se deverão juntar ao grupo das qualificadas deste torneio reservado exclusivamente aos jogadores locais africanos.