Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento CAN 2015: Diogo e Andro novidades na convocatória de Moçambique para jornada do tudo ou nada

Apuramento CAN 2015:  Diogo e Andro novidades na convocatória de Moçambique para jornada do tudo ou nada

Começa nesta segunda-feira(10) a preparação da selecção nacional de futebol de Moçambique para os dois jogos derradeiros de apuramento para o Campeonato Africano das Nações(CAN) em futebol de 2015. Os “Mambas”, que ocupam a 2ª posição do grupo F, recebem no sábado(15) às 16 horas, em Maputo, a Zâmbia com quem disputam a única vaga ainda disponível. Na quarta-feira(19) às 17 horas a equipa de João Chissano defronta o Níger, em Niamey.

Uma vitória sobre os “Chipolopolos”, no estádio nacional do Zimpeto, garante o apuramento para a quinta participação de Moçambique numa fase final de um CAN pois, embora as duas selecções tenham os mesmo 5 pontos, em caso de desempate na última jornada – mesmo que Moçambique perdesse com o Níger e a Zâmbia vencesse o já apurado Cabo Verde – a nossa selecção levaria vantagem no confronto directo.

Os jogadores pré-convocados são os seguintes:

Guarda-redes: Ricardo Campos, Germano e Soarito;

Defesas: Dário Khan, Dito, Chico, Miro, Zainadine Júnior e Mexer;

Médios: Momed Hagy, Diogo, Andro, Cremildo, Simão Mathe, Reinildo, Josimar e Kito

Avançados: Maninho, Isac, Jojó, Sonito, Reginaldo e Dominguez.

Em relação a selecção que defrontou Cabo Verde no passado mês de Outubro (2-0 em Maputo e 1-0 na cidade da Praia)  foram excluídos os avançados Mário e Clésio, o primeiro por estar lesionado e o segundo por mera opção técnica. Os médios Diogo e Andro são as novidades na convocatória de João Chissano onde ainda serão dispensados 3 jogadores.

Os “Mambas” começam a treinar juntos na tarde desta segunda-feira no palco do jogo enquanto aguardam a chegada dos internacional na terça-feira. Na quarta-feira a selecção deverá realizar dois treinos voltando a treinar na tarde de quinta-feira e realizando o último treino na manhã de sexta-feira.

Como forma de aumentar o incentivo para os jogadores a Federação Moçambicana de Futebol acrescentou, ao prémio de 40 mil meticais por cada vitória, um prémio de qualificação no valor de 150 mil meticais por cada um dos jogadores.

“Chipolopolo” na máxima força

Entretanto o seleccionador da Zâmbia, Honour Janza, convocou os seguintes jogadores para o jogo contra Moçambique:

Guarda-redes: Kennedy Mweene, Danny Munyau, Toaster Nsabata;

Defesas: Christopher Munthali, Donashano Malama, Emmanuel Mbola, Stopilla Sunzu, Nyambe Mulenga, Kabaso Chongo, Davies Nkausu, Aaron Katebe;

Médios: Nathan Sinkala, Chisamba Lungu, Rainford Kalaba, Bruce Musakanya, Shadreck Malambo, Lubambo Musonda, Roderick Kabwe, Charles Zulu, Spencer Sautu, Changwe Kalale;

Avançados: Emmanuel Mayuka, Ronald Kampamba, James Chamanga, Given Singuluma, Patrick Ngoma e Evans Kangwa.

Nesta antepenúltima jornada, somente para cumprir calendário, a selecção de Cabo Verde, já apurada, recebe a eliminada selecção do Níger.

Ébola condiciona CAN

O CAN de 2015 continua previsto para ser disputado no Marrocos, entre 17 Janeiro e 8 de Fevereiro,apesar dos pedidos de adiamento apresentados pelas autoridades do reino à Confederação Africana de Futebol (CAF) por receio de propagação do vírus do Ébola que afecta quatro países da África Ocidental.

Os responsáveis marroquinos repetiram no sábado o seu pedido de adiamento do CAN de Janeiro de 2015 para Janeiro de 2016, apesar da resposta negativa da CAF de 03 de Novembro. Os dirigentes da CAF vão reunir-se na sua sede, no Cairo, na terça-feira(11), para tomar uma decisão, que, a manter-se a intransigência quando à mudança de datas, pode passar pela atribuição da organização da prova a outro país ou pela sua anulação, o que nunca aconteceu.

“Nós acreditamos na possibilidade de um diálogo, na necessidade de um diálogo (…). As soluções nunca são unilaterais”, afirmou um conselheiro do ministro marroquino dos Desportos, Hamid Faridi, citado pela agência Lusa.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!